segunda-feira, 22 de setembro de 2008

DICAS DE CONFIGURAÇÕES DO WINDOWS XP

DICAS DE CONFIGURAÇÕES DO WINDOWS XP
OLÁ!!! Depois de muito "apanhar" para obter melhor desempenho e do meu computador que a medida que ia instalando programas, enfim utilizando-o começava a virar umaverdadeira "carroça" de tão lento, pesquisei e coloquei aqui algumas dicas paramelhorar a performance do Windows XP.Todos os procedimentos eu realizei testei e funcionam realmente.
O Windows XP não é um sistema que você instala na base de clicar sucessivamente em Next ou Próximo e depois em Concluir, ficando pronto e acabado. Se quiser um sistema operacional bem instalado e configurado, existe uma série de coisas a serem feitas, que chamarei aqui de ajuste fino do Windows. O primeiro passo é desativar serviços desnecessários, a fim de deixá-lo mais leve.
Para isso inicie os Serviços do Windows, digitando no prompt ou no menu Iniciar /Executar Services.msc. Você também pode acessar os Serviços indo em Painel de Controle / Ferramentas administrativas /Serviços.

A lista de serviços em execução no Windows pode variar de máquina para máquina, pois inclui, além dos serviços do próprio sistema, outros diferentes que cada usuário instala no sistema, como antivírus, firewall e demais programas residentes. Veja abaixo o que você pode deixar em manual (ou desativado quando indicado) em vez de automático:
Acesso a dispositivo de interface humana
Agendador de Tarefas (se não tem hábito de agendar tarefas para serem executadas automaticamente pelo Windows)
Auda e Suporte (deixe desativado, inclusive por medida de segurança)
Alerta
Alocador Remote Procedure CallAuxiliar NetBios TCP/IP
Cliente DHCP (Se não está conectando para um servidor DHCP específico na sua rede local)
Cliente DNS (Se não está conectando para um servidor DNS específico na sua rede local)Configuração zero sem fioEstação de trabalho (se não estiver conectado em rede com servidores remotos)
Host de dispositivos Plug and Play Universal (deixe como Desativado por medida de segurança)IMAPI CD-Burning COM Service (se usa programa de terceiros para gravar CDs)
Localizador de computadores (se não estiver em rede)Logon de Rede (desnecessário se seu computador não está em rede)
Mensageiro
Netmeeting Remote Desktop Sharing (apenas por segurança extra)
NVidia Driver Helper Services (se tem placa de vídeo NVidia)
Registro Remoto (se não necessita acessar o Registro de outros computadores em rede local)ServidorServiço de Descoberta SSDP (bug que deixa aberta a porta 5000)
Serviço de Indexação (baixa a performance do HD)
Telnet (apenas por medida de segurança)Troca rápida de usuário (se for o único usuário do computador)

Procurei mencionar somente serviços cuja desativação se aplica à maioria dos usuários. Existem outros que dependerá do uso que cada usuário faz do micro para poderem ser ou não desativados. Para conferir os serviços que estão sendo executados no Windows, digite no prompt: NET START.

Comandos relacionados aos Serviços do Windows que podem ser digitados no menu Iniciar / Executar:

compmgmt.msc - gerenciar o computador devmgmt.msc - gerenciamento de dispositivos diskmgmt.msc - gerenciamento de discos dfrg.msc - desfragmentador eventvwr.msc - visualizar eventos fsmgmt.msc - pastas compartilhadas gpedit.msc - diretivas de grupo lusrmgr.msc - usuários e grupos locais perfmon.msc - monitor de performance rsop.msc - conjunto de diretivas resultante secpol.msc - configurações de segurança services.msc - serviços gerais

O Windows monitora os programas usados no seu computador e cria uma espécie de cache, o prefetch. Embora isso possa tornar mais rápida a abertura de alguns programas, como por exemplo o Office, esse monitoramento contínuo causa um grande impacto nos recursos do sistema e vai acumulando na pasta C:WINDOWSPrefetchuma série de arquivos que, com o passar do tempo, não só ocupam bom espaço no seu disco rígido, como de fato deixam o computador mais lento. Não faz mal limpar de vez em quando o conteúdo da pasta e isso tornará o boot do Windows mais rápido. Clique no botão Iniciar e escolha Executar. No campo disponível digite "prefetch" (sem as aspas). A pasta será aberta e mostrará um grande número de arquivos. Selecione todos eles e os delete. Mas você poderá optar por fazer uma configuração mais Inteligente do prefetch, em vez de deletar os arquivos. Para isso use o utilitário Prefetch Clean na seção downloads do LIAE.

Em computadores que usam Pentium IV com Hyper-Threading, é recomendado optar pela versão Pro do Windows. No teste realizado pelo LIAE o Windows versão Home reconheceu o processador como um Pentium IV comum e não fez uso de multiprocessamento.

Seu menu Iniciar vai ficar mais rápido se você fizer uma pequena alteração no registro. Navegue para HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Dê dois cliques nele e escolha um valor entre 0 e 400. Quanto menor o valor escolhido, mais rápido o menu fica. O padrão do Windows é 400. Sugestão do LIAE: deixar em 100. Reinicie o computador. O padrão é o Windows abrir várias colunas na opção Todos os programas do menu Iniciar, a depender da quantidade de aplicativos instalados no computador. Mas o Windows XP apresenta uma função muito interessante, que é a de abrir uma só coluna com rolagem. Para ativá-la:1 - Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas2 - Escolha Propriedades3 - Escolha a orelha Menu Iniciar e a opção Personalizar4 - Escolha Avançado5 - Marque a caixa Rolar programas

Ao lado do menu Iniciar existe a barra de Inicialização rápida, onde se pode criar atalhos para seus programas favoritos serem iniciados de forma rápida e fácil. Basta "pegar" um ícone de programa ou qualquer arquivo com o mouse e arrastar para a barra. Note que não é o programa, mas sim um atalho dele, que ficará na barra. Para excluir, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher Excluir. Para que a barra funcione, é preciso que esteja habilitada no menu Propriedades / Barra de Ferramentas / Inicialização rápida. Para habilitá-la clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas e escolha Propriedades.

Talvez você seja um antigo usuário do Windows e esteja acostumado a cumprir sempre aquele ritual para desligar o computador: Iniciar / Desligar... Mas um toque na tecla Power de seu teclado é o bastante para desligar a máquina, desde que a função esteja habilitada. Também é possível criar um atalho para desligar o computador. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha Novo / Atalho. Na linha de comando digite SHUTDOWN.exe -s -t 01 e clique em Avançar. Escolha um nome para o atalho e clique Concluir.

Faça download do arquivo Ponto.vbs. Dois cliques nele criará automaticamente um novo ponto de restauração com a data atual. O script foi criado por Doug Knox e automatiza a criação de pontos de restauração no Windows.

Há usuários do Windows XP que têm o mau hábito de desativar serviços pelo MS-Config. Não faça isso. A finalidade do MS-Config é fazer carga seletiva do sistema. Para desativar serviços, use o utilitário Serviços do Windows. Mas o MS-Config pode ser limpo de itens antigos com a edição do registro. Para saber mais sobre edição do registro, consulte o artigo Segredos do Registro, disponível no LIAE. Se você já tem alguma experiência com o registro, encontre a chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftShared ToolsMSConfigstartupreg. Expanda a pasta startupreg e você encontrará a lista de pastas que aparecem como itens no Utilitário de Configuração do Sistema (Msconfig). Não use o MS-Config para desabilitar programas que iniciam com o Windows. Sua finalidade é fazer inicialização seletiva.

O Windows reserva 12,5% do espaço livre no HD para o MFT (Master File Table). Se você tem uma quantidade muito grande de arquivos e programas no computador, a utilização do MFT é alta. Será então útil aumentar aquela porcentagem de uso para 25%. Para fazer isso encontre no HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControlFileSystem. No painel da direita, adicione (se não existir) a chave com o nome NtfsMftZoneReservation dando ao REG_DWORD o valor 2. O valor 1 é interpretado pelo Windows como 12,5% (padrão de instalação) e o valor 2 como 25%. O MFT deve ser desfragmentado frequentemente, porque sua fragmentação excessiva pode tornar o sistema lento. Para aumentar a performance do sistema ainda mais, você pode aproveitar que está navegando pela chave acima do registro e fazer uma outra alteração. Essa alteração deve ser feita se você não usa programas DOS no Windows. O Windows cria 2 nomes para cada arquivo, um é o nome convencional que você conhece, o outro é a versão DOS para aquele nome, com no máximo 8 caracteres, para fins de compatibilidade com programas MS-DOS. Mas isso necessita maiores recursos do sistema, fazendo diminuir performance. Não é só. Isso também aumenta o uso do MFT e em conseqüência causa maior fragmentação. Você pode desabilitar esse recurso, se não necessita dele. Para isso encontre no registro a chave abaixo: HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControlFileSystem.No quadro da direita, procure pela chave NtfsDisable8dot3NameCreation e dê dois cliques nela. Mude o valor de zero para 1.

Performance do usuário

A tecla Windows + D oculta todas os documentos abertos e mostra a área de trabalho. Digitada novamente, volta a mostrar os documentos abertos. Isso não se aplica à performance do sistema, mas permite um rendimento humano maior no trabalho a ser realizado.

O nome do usuário registrado no Windows pode ser alterado pelo registro. Isso é útil quando se compra um computador usado. Edite o registro e siga o caminho da chave abaixo:

HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsNTCurrentVersion

Na janela da direita, dê dois cliques em Registered Owner e digite o novo nome no campo que se abrir.

Você pode pesquisar mais de uma extensão de arquivo ao mesmo tempo no menu Pesquisar do Windows. Para isto separe as extensões com um ponto e vírgula. Para pesquisar por exemplo uma palavra em todos os arquivos de textos e documentos simultaneamente, use o comando conforme abaixo:

.txt; .doc

Você pode renomear muitos arquivos de uma vez só no Windows Explorer, ganhando tempo. Selecione os arquivos que deseja renomear e clique com o botão direito do mouse em um deles para renomear. Todos os outros serão renomeados automaticamente com o mesmo nome, mas numerados em sequência.

Se você é o único usuário no computador e não necessita de senha, abra o Painel de Controle / Contas de usuário / Alterar a maneira como os usuários fazem logon ou logoff. Desmarque a opção Use a tela de Boas-vindas.

A configuração do teclado é uma das dificuldades pelas quais passa o usuário inexperiente do Windows XP. Para configurar corretamente seu teclado você deve abrir o Painel de Controle> Opções Regionais e de idioma> Idiomas> Detalhes> Adicionar. Se usa o teclado ABNT2, escolha Português (Brazil) e Português (Brasil - ABNT2). Clique Ok. Se seu teclado é o americano padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês (Estados Unidos - Internacional). De repente seu teclado estraga ou você por algum motivo não pode usá-lo, mas o mouse está funcionando. Bem, nesse caso você pode executar o teclado virtual. Para ativá-lo, clique em Iniciar / Executar e digite osk.

Todo teclado atual traz uma tecla Windows que pode ser usada em conjunto com alguma outra tecla para servir de atalho para alguma atividade. Veja abaixo a relação de atalhos da tecla Windows e tire mais proveito dela:

Windows: Mostra o Menu IniciarWindows + D: Minimiza ou restaura todas as janelasWindows + E: Abre Meu computadorWindows + F: Abre o Pesquisar para arquivosWindows + R: Mostra a janela ExecutarWindows + L: Tranca a telaWindows + U: Abre o Gerenciador de UtilitáriosWindows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)Windows + F1: Para Ajuda e SuporteWindows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema

Você pode expandir essas funções, usando a tecla Windows para acessar partições, programas, pastas e até endereços na Internet através do aplicativo Winkey.

Em certas circunstâncias poderá ser útil desativar a tecla Windows. Isso pode ser particularmente útil para uso de alguns jogos. Para isso utilize-se do WinKeyKill, disponível neste site para download.

Se você não está em uma rede e não deseja que a pasta Documentos Compartilhados apareca em Meu Computador, siga os seguintes passos para removê-la:

Versão Pro:

Abra as Diretivas de Grupo (digitando gpedit.msc no prompt). Em Configurações do usuário Modelos Administrativos Componentes do Windows Windows Explorer você encontrará a opção na janela da direita: Remover documentos compartilhados de meu computador. Dê dois cliques e marque a opção Ativado.

Versão Home:

Inicie o editor de registro.Na chave HKEY_CURRENT_USER Software Microsoft Windows CurrentVersion Policies Explorer clique com o botão direito do mouse num espaço vazio do lado direito e selecione New > DWORD ValueNome do novo valor: NoSharedDocumentsDê dois cliques no novo valor e no campo Value data coloque 1.Feche o registro.Reinicie o Windows para que a mudança faça efeito.Se quiser voltar atrás, mude o valor para 0 no Value data ou apague NoSharedDocuments Value.

Você pode executar um programa com privilégios de administrador, mesmo logado como usuário comum. Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, selecione Executar como... e entre com o nome e a senha de Administrador. O mesmo método pode ser usado para executar programas de outros usuários, sem precisar trocar logon, desde que a senha seja conhecida.

Pontos de Restauração criados no Windows ocupam um determinado espaço no HD. O espaço ocupado é proporcional à quantidade de pontos de restauração criados. Assim sendo, você pode e deve eliminar os pontos de restauração mais antigos. Vá para o menu Iniciar / Todos os Programas /Acessórios / Ferramentas do Sistema / Limpeza de Disco. Na janela que se abrir, escolha "Mais Opções". Na parte de baixo escolha a opção "Restauração do Sistema" e "Limpar". Todos os pontos de restauração serão eliminados, com exceção do mais recente.

O comando scanreg era muito útil no Windows 98. No lugar dele você poderá usar o programa Erunt para fazer backups do registro. Em caso de pane no sistema, ou se quiser desfazer alguma mudança no registro, restaure o registro em prompt de comando no modo de segurança ou com um disquete de boot. Em certas circunstâncias um backup do registro pode ser solução melhor que o restaurador de sistema. Outra coisa que muitos usuários que migraram do Windows 98 procuram e não encontram no Windows XP é o backup. Na versão Pro ele se encontra em Iniciar / Todos os programas / Acessórios / Ferramentas do sistema / Backup. Na versão Home ele não é instalado por default. É também menos completo. Para fazer a instalação insira o CD do Windows e o encontre na pasta Valueaddmsftntbackup.

Muitos arquivos temporários (com extensão .tmp) são criados na pasta c:WindowsTemp e C:Documents and Settingsusuário. Você pode deletar todos eles periodicamente. Um bom programa que automatiza isso é o Clean Disk Security, que você encontra na seção Freeware.

O fdisk, popular durante tantos anos, era um aplicativo DOS que não mais está presente no Windows atualmente. Existe no Windows um gerenciador próprio que pode ser acessado através do Painel de Controle em Ferramentas Administrativas Gerenciamento do Computador. Lá você encontrará o Gerenciamento de Disco. Com ele é possível criar e deletar partições, formatar e alterar a letra de um disco, exceto da partição onde o Windows se encontra instalado.

O Windows XP pode ser desligado em hora programada. No prompt de comando digite shutdown -t xx (onde xx é o tempo em segundos). Para anular o desligamento digite: shutdown -a. Para reiniciar o computador digite shutdown -r. Você poderá também utilizar o programa autoshutdown para facilitar a tarefa.

Isso é uma bobagem, mas há usuários que preferem iniciar o Windows Explorer no C:/.

1 - Clique com o botão direito do mouse no Windows Explorer e escolha Propriedades.

2 - No campo Destino digite C:

Ou digite explorer.scf em Iniciar / Executar ou no prompt de comandos.

Será mais adequado usar Meu computador no lugar do Windows Explorer. Você o abre rapidamente digitando a tecla Windows + E.

No Windows você pode alterar a ordem dos itens no menu 'Iniciar' e em seus submenus arrastando-os para um novo local. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em um item para ver suas propriedades, excluí-lo ou classificar a lista por ordem alfabética. Pode também renomear itens sem que isso afete o funcionamento do programa. Pode criar uma nova pasta com vários atalhos dentro dela, por exemplo, uma pasta Games e juntar ali atalhos para todos os jogos. Pode também, no Windows Explorer ou em Meu Computador, clicar com o botão direito num programa e mandar fixá-lo no Menu Iniciar. Também pode clicar num programa que esteja fixado no Menu Iniciar e mandar desfixá-lo. Enfim, coloque mais ordem no Menu Iniciar, não permitindo que os programas que forem instalados acabem por torná-lo uma bagunça, instalando-se como bem quiserem.

Você pode arrastar qualquer atalho de programa ou pasta para a pasta SendTo. Essa pasta pode conter atalhos para uma impressora, um fax, uma unidade de rede ou um programa do Windows. Para abrir a pasta SendTo, execute as seguintes etapas:

1. Clique em 'Iniciar' e, em seguida, clique em 'Executar'.2. Digite SendTo e pressione ENTER.

Use o botão direito do mouse para arrastar o ícone de um atalho para a janela 'SendTo'. O atalho aparecerá no menu 'SendTo'.Clique com o botão direito do mouse em um documento ou pasta, clique em 'Enviar para' e, em seguida, clique em um dos itens do menu.

Por exemplo, você pode criar um atalho para o arquivo Notepad.exe na pasta SendTo. Depois, se você clicar com o botão direito do mouse em um documento, poderá clicar em 'Enviar para' e, em seguida, Bloco de notas, fazendo com que o texto abra no bloco de notas.

Há quanto tempo seu Windows foi instalado? No prompt de comando digite systeminfo > systeminfo.txt. Depois abra o arquivo de texto que foi gerado. Ali você também encontrará outras informações interessantes sobre seu sistema.

Às vezes você pode desinstalar um programa e o teimoso permanece listado na lista Adicionar/Remover do Painel de Controle. Outras vezes você não desinstalou ou programa, mas ainda assim não gosta de vê-lo mencionado naquela lista. Veja então passo a passo como remover as entradas indesejadas do Adicionar/Remover programas.

1. Execute o Regedit.2. Selecione HKEY_LOCAL_MACHINE3. Selecione Software4. Dentro de Software, selecione Microsoft5. Dentro de Microsoft, encontre Windows6. Selecione então Current Version7. Selecione UninstallAo selecionar Uninstall você encontrará a lista de todos os programas que estão listados em Adicionar/Remover. Simplesmente selecione o nome do programa cujo nome deseja remover da lista e o delete.

Você pode habilitar ou desabilitar a desfragmentação automática no boot do windows. A desfragmentação fará com todos os arquivos de inicialização sejam gravados próximos uns dos outros. Edite o registro, navegue em HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE MICROSOFT Dfrg BootOptimizeFunction. Selecione Enable na lista da direita. Dê dois cliques e troque o valor para Y (para habilitar) ou N (para desabilitar). Reinicie o computador.

Em caso de dúvida sobre se seu Windows está mesmo ativado, digite o comando abaixo no prompt de comando ou em Inicicar / Executar:

oobe/msoobe /a

Ausentando-se temporariamente do computador, use a tecla Windows + L (O windows abre sua janela de login e pede senha).

No Windows é possível personalizar a barra de tarefas. Clique sobre ela com o botão direito do mouse, escolha Propriedades e, em seguida, Avançado. Ali você encontra muitas opções para a barra de tarefas e para o menu iniciar. Por exemplo, desmarque a opção Ativar movimentação e redimensionamento para impedir que a barra possa ser movida ou redimensionada.

Para visualizar as propriedades do computador (sistema), clique com o botão direito do mouse em Meu computador e, em seguida, clique em Propriedades. Você pode também usar como atalho as teclas WINDOWS + BREAK.

Para mostrar seu nome como administrador na tela de login, edite o registro e vá para HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsNT

CurrentVersionWinlogonSpecialAccountsUserList.

Caso não exista, crie um novo valor DWORD value com o nome Administrator. Dê OK. Dê dois cliques nele e escolha o valor 1. Dê Ok. Agora, sempre que logar como Admin/Sysadmin você verá sua conta de Administrador na tela de Bem vindo do Windows.

O problema do espaço em disco

O Windows XP usa um sistema de proteção de arquivos (WFP), de modo que se algum arquivo de sistema for substituído de forma não autorizada por você ou por algum programa, o Windows recupera a versão anterior do arquivo. Mas para poder fazer isso ele armazena em cache todas as .dll e outros arquivos de sistema na pasta System32/dllcache. E isto custa alguns bons megabytes no seu disco. Aqui está o que pode ser feito para não perder tanto espaço: Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, "sfc /cachesize=x" onde o x é a quantidade em MB que você deseja reservar para o cache do Windows. 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: "sfc /purgecache". Você vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache estão sendo deletados. Não se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum deles e não o encontrar no cache, pedirá que você insira o CD de instalação e o encontrará no CD. Efeito colateral surgido com o SP1: O Service Pack 1 e mesmo as atualizações mais recentes pelo autoupdate do Windows fazem alteração em alguns arquivos de sistema. Se alguns desses arquivos forem substituídos por programas de terceiros ou forem de alguma forma corrompidos, o Windows não os encontrará no cache e instalará uma versão mais antiga do CD de instalação. Com isso a atualização mais recente criada pelo SP1 ou pelo Windows update se perde. A dica, portanto, só é recomendada se mais espaço no HD for uma prioridade absoluta.

O arquivo hiberfil.sys ocupa um espaço enorme no seu computador. Você pode recuperar esse espaço se desabilitar a função de hibernação do Windows. Se a questão é economizar energia, melhor simplesmente desligar o monitor quando precisar se ausentar do computador por um bom espaço de tempo. No Painel de Controle, em Opções de energia, na opção Hibernar, desmarque o quadradinho que diz Ativar Hibernação. Isso elimina do seu HD o arquivo hiberfil.sys, que em certos casos pode chegar a mais de 500MB.

Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor. Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Você deve decidir pelo tamanho mais apropriado para você.

O Windows XP, ao ser instalado, exagera no tamanho do pagefile. O pagefile é o arquivo de memória virtual do Windows. Quanto mais memória você tiver no computador, menor pode ser o tamanho da memória virtual. Descubra qual é o tamanho ideal para você e configure de modo a salvar um pouco mais de espaço em disco. Dica: Se ao trabalhar com um arquivo grande e pesado, como por exemplo jogar um game que exija muito do computador, scanear uma foto em alta resolução, editar um arquivo de som e outras coisas do gênero, você perceber que seu HD fica com a luz vermelha muito ativa, você precisa de mais memória e, na falta dela, precisa de mais memória virtual. Entretanto, se tudo aquilo é feito de forma rápida e fácil, sem atividade intensa no HD, você pode experimentar diminuir a memória virtual até encontrar a configuração mais adequada.

O Windows pode ter criado diversas pastas iniciadas com o símbolo $. Isto se deve aos diversos updates que foram feitos. Você pode deletar todas aquelas pastas com segurança, caso tudo esteja funcionando normal com o Windows após os updates. Aquelas pastas são backups automáticos dos arquivos anteriores que foram substituídos pelas atualizações. Após isso você poderá também ir para o Painel de Controle > Adicionar/remover programas, dar dois cliques nos itens Windows Update Hotfix que tiverem o mesmo código das pastas deletadas anteriormente. O Windows informará que o Hotfix não poderá ser desinstalado (isto pelo fato de você ter deletado a pasta de backup correspondente) e perguntará se você deseja remover a entrada da lista. Escolha Sim.

Problemas eventuais com o Windows XP
Embora reconhecido como sistema operacional estável e com boa performance, há alguns problemas bem típicos com os quais os usuários podem se deparar. O msi comum deles diz respeito a arquivos ou pastas que não deletam. Isto é reportado por muitos usuários. Quando você se encontrar nesta situação, abra o CMD (linha de comandos do Windows) e feche todos os programas abertos. Clique em iniciar / Executar e digite TASKMGR.EXE. Escolha Processos e finalize Explorer.exe. Não feche ainda o Gerenciador de tarefas. Volte para o prompt de comandos e entre na pasta onde está o arquivo que não deseja ser deletado. Então digite DEL nome-do-arquivo. Volte para o Gerenciador de tarefas, clique em arquivos, escolha a opção Executar nova tarefa e digite explorer.exe. Feche o Gerenciador de tarefas.

Para outros o problema é o computador reiniciando sozinho. No Painel de Controle escolha Sistema, selecione Avançado e clique em Configurações no último tópico (inicialização e recuperação). Desmarque a opção Reiniciar automaticamente. Deixe marcada a opção Gravar um evento no log do sistema. Para ver porque o sistema teve alguma falha, digite "eventvwr" no prompt de comando ou no menu Iniciar / Executar. Há os casos em que o computador reinicia apenas no momento em que é desligado. O mais provável, aqui, é que você não esteja com a função ACPI habilitada no bios. Em alguns casos a placa-mãe pode não ser compatível com ACPI. Uma atualização do bios pode resolver. Se o problema é travamento na hora de desligar, você deverá clicar na opção Ativar suporte a gerenciamento avançado de energia (APM), nas Propriedades de vídeo. Mais inusitado é o computador ligar sozinho, quando o estabilizador é ligado. Este é um problema mais comum em micros que usam placas da Soyo. É que algumas dessas placas ligam o computador quando detectam atividade de rede ou modem. Desative no setup a opção Wake Up on Lan e Wake Up on Modem.
Mouses seriais não funcionam no modo de segurança. Em certos casos pode ser resolvido com driver do fabricante. Se você não pode usar um mouse PS/2 ou USB, aprenda a simular o mouse pelo teclado. No ícone Opções de acessibilidade do Painel de Controle, escolha Mouse e marque a opção Usar as teclas para mouse. Clique OK. Agora, quando quiser fazer uso da função, desative a tecla NunLock (acima do 7 no teclado numérico). Agora você pode mover o ponteiro do mouse pelas setas do teclado numérico, usando a tecla de número 5 para simular o botão esquerdo.

Você inicia o Windows e a barra de tarefas demora tempo demais para carregar, ficando congelada. Isso acontece porque o Windows está ocupado, esperando que algum programa termine de ser lido na memória. Pressione Ctrl+Alt+Del e examine os processos que estão sendo executados. Observe qual deles está fazendo uso intenso da CPU naquele instante. Se você deletar esse processo, a barra de tarefas volta ao normal imediatamente.

Os problemas mais complexos sãos as temidas telas azuis.

A tela azul da morte (BSOD) aparece quando existe algum problema de hardware, driver ou programa incompatível. Abaixo a relação das telas azuis mais comuns:

Tela azul com código Stop 0xC2 ou Bad_Pool_Caller: Verifique se está com driver mais atual e correto para todos os dispositivos, em especial placa de vídeo e som. Com menos frequência o problema pode estar relacionado com software residente problemático. Os softwares residentes são aqueles que mostram seus ícones na área de notificação. Desconfie em primeiro lugar do antivírus.

Tela azul com a mensagem IRQ NOT LESS OR EQUAL: Você tem algum driver (provavelmente de vídeo) ou placa de vídeo que necessita atualização. O programa CD Creator também pode ser o responsável.

Tela azul com a mensagem UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME: É preciso fazer verificação de erros no HD. Use o chkdisk. Você também pode estar com problema de configuração ou instalação no seu HD ou com um cabo flat não adequado.

Tela azul com a mensagem PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA: Memória RAM defeituosa. Use o programa DocMem, disponível para download no Liae, para diagnosticar qual é o módulo com problema.
Existe também o conhecido problema do arquivo NTLDR perdido ou danificado. Copie o arquivo do CD de instalação. Ele se encontra na pasta i386 do CD e deve ser copiado para o c:. Isso pode ser feito através do console de recuperação. De fato, haverá casos que somente o Console de Recuperação poderá resolver. Vejamos como fazer uso dele.

O Windows XP é estável, mas de repente deu aquele pau. Não inicia em modo de segurança, nem a opção de usar a última boa configuração. Você também caiu na imprevidência de nunca ter feito o download do Erunt (disponível neste site) para criar backups do registro. Bem, nem tudo está perdido. Resta ainda tentar o Console de Recuperação. O Console de Recuperação funciona mais ou menos como o modo MS-DOS nas antigas versões do Windows. Com ele você poderá usar linhas de comando para iniciar ferramentas de recuperação, iniciar e parar serviços, acessar arquivos no HD, substituir arquivos corrompidos do sistema, etc. O Console de Recuperação é acessado através do CD de instalação do Windows.

Para ter acesso ao Console de recuperação você deve dar boot no sistema com o CD do Windows. Para isto, basta inserir o CD e reiniciar o computador. É preciso que o setup do computador esteja configurado para dar boot inicialmente pelo drive de CD-Rom.Após o boot pelo CD, pressione alguma tecla para iniciar a instalação do Windows. Após a tela de Bem-vindo, pressione a tecla R para para reparar uma instalação do Windows XP. Um menu lista uma ou mais instalação do Windows no HD. Digite o número relativo ao Windows que você deseja recuperar e dê Enter. Vai surgir um prompt para que você entre com a senha de Administrador. Após você entrar com a senha correta, aparece o console de recuperação.

Para ativar ou desativar serviços usando o Console de Recuperação, digite listsvc. Você verá uma lista de serviços e drivers. Para desativar um driver, digite disable nome-do-driver. Para ativar, digite enable nome-do-driver start_type (possíveis valores para o start_type será SERVICE_BOOT_START SERVICE_SYSTEM_START SERVICE _AUTO_START SERVICE_DEMAND_START.